segunda-feira, 29 de outubro de 2007

World View

Cada pessoa tem a sua própria visão do mundo. Essa visão é influenciada por inumeros fatores incluindo (mas não limitado a): visão dos pais, criação, educação formal, meio em que vive, leitura (de livros e jornais), programas de TV assistidos, e experiências vividas.

A cada livro que você lê, sua visão global do mundo pode se alterar. A cada artigo de jornal que você lê sua visão pode se moldar um pouco. Cada programa de TV também altera seu World View. Por isso é muito importante ter cuidado no tipo de programa ou filme que assiste.

Se você assiste programas em que a violência é aceita com naturalidade, você pode se tornar uma pessoa que aceita a violência com mais facilidade, e pode até achar que é natural, e começar a ser mais violento.

Se você passa o seu tempo assistindo novelas na TV onde o homossexualismo ou lesbianismo são aceitos e difundidos, você acaba por achar que não tem nada de mais. Acha que tudo isso é comum. Mas com certeza tem suas consequencias. "Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;" Romanos 1:26-28

Se você assiste programas onde armas de fogo são usados com frequência, você poderá achar que é necessário ter uma arma em casa para se proteger, mesmo sem ter a mínima idéia de como utilizá-la. Se assistir muito noticiário onde só é apresentado a miséria, tráfego de drogas, marginalidade, você pode acabar por achar que não tem mais segurança em seu bairro ou na sua cidade. Você pode se tornar mais inseguro e medroso ou até apavorado e entrar em depressão.

Para ter uma visão equilibrada tem que alimentar seu dia-a-dia com informações equilibradas. Obviamente ninguem deve deixar a porta aberta para todo mundo entrar. Mas também não precisa se desesperar e colocar todo tipo de alarmes e cadeados. Deve alimentar sua mente com fatos do dia-a-dia, mas também com a Palavra de Deus. Temos que nos lembrar diariamente que nossa proteção vem de Deus. "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmo 127:1

O apóstolo Paulo orienta aos moradores de Éfeso como deveria ser o nosso comportamento. "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros... Aquele que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem...toda a malícia seja tirada de entre vós..." Efésios 4:25-32

Procure equilibrar a sua visão do mundo ao seu redor. Procure ver o bem que há nos outros e fazer o bem que há em tí. Viva para Deus, da forma como agrada a Ele.