quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Tipos de Servidores Tipicos

Na mensagem anterior quando falamos sobre Sistema Operacional de Redes, mencionamos os servidores tipo: 1) Peer-to-Peer, e 2) Cliente-Servidor.

Agora vamos definir alguns tipos diferentes de servidores:

  • Servidor de Arquivos.
  • Servidores de Banco de Dados.
  • Servidores de Impressão.
  • Servidores de Comunicação.
  • Servidores de Gerenciamento.

Servidores de Arquivos são usados para distribuir arquivos (de dados e/ou programas executáveis) em uma rede local. No passado eram usados para "hospedar" os programas executáveis para uso por sistemas "diskless" (sem disco rígido) ou com disco rígido pequeno. Servem tambem para manter uma versão de um arquivo de dados para ser consultado por todos os usuários na rede local.

Servidores de Banco de Dados são usados para consulta e/ou cadastro de dados. A interface de visualização pode ser proprietária, ou pode ser via interface web. Os bancos de dados são de preferência tipo cliente/servidor.

Servidores de Impressão, são máquinas ligadas na rede para gerenciar impressoras (lazer, jato de tinta, matricial, etc.). A gerência pode incluir desde o simples roteamento dos documentos para as impressoras, até o gerenciamento de cotas de papel por usuário por período de tempo (dia, semana, mês).

Servidores de Comunição, são maquinas usadas para distribuição de informações na rede. Podem ser simples servidoras de correio eletrônico (e-mail) ou servidores web e/ou ftp. Podem também ter modems para acesso remoto por parte dos usuários.

Servidores de Gerenciamento são maquinas usadas na gerência da rede. Esse termo é bastante amplo e pode ser aplicado tanto a maquinas que gerenciam o acesso de usuários à rede (NT PDC, NT BDC, etc.) como maquinas que supervisionam tráfego na rede, ou em alguns casos podem ser até os "firewalls" que gerenciam o acesso aos diversos serviços.