segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Spyware e Virus

Outro dia eu estava em uma loja que vende material de informática, e também faz manutenção em computadores e ouví o "técnico" dizer a um cliente que o computador dele estava cheio de virus. Os anti-spyware tinham detectado inumeros virus no computador.

Eu fiquei calado na hora, mas acho que o "técnico" estava tentando impressionar o cliente, e também usar de má fé em relação à ignorancia do cliente nas diferenças entre "Virus" e "Spyware".

Também não sou expert no assunto, mas vou tentar traçar algumas semelhanças e diferenças entre os dois tipos de programas.

  • Todos dois são programas que são instalados no seu computador por algum usuário (direta, ou indiretamente). Hoje em dia os virus normalmente se propagam por email e é necessário ler o email e/ou executar um arquivo atachado ao email para se infectar. Os spywares normalmente são instalados junto com outro programa, ou através de cookies em sites visitados na Internet.
  • Os virus normalmente fazem alguma coisa prejudicial a seu computador (formatam o HD, desabilitam funções, tornam a maquina lenta). Os spywares normalmente colhem informações sobre o computador e seus usuários, e assim quem se prejudica são os usuários. Podem colher informações simples (quais os sites mais visitados, que tipo de sites o usuário gosta de visitar, ou quais os produtos que compra pela Internet), ou informações sigilosas (contas e senhas de banco).
  • Existem também os "trojans" que se instalam e ficam na espreita até que encontram alguma coisa que acham útil (senha de banco) e depois enviam para o seu dono. Alguns trojans esperam um evento específico (data, acesso, senha) para entrar em ação, que pode até ser a formatação do HD.