sábado, 27 de outubro de 2007

Segurança na Rede

A cultura da rede de computadores tem, nos últimos tempos, expandido para fora das áreas acadêmicas para chegar ao cidadão comum, sem muita instrução quanto ao manuseio de computadores, muito menos dos perigos existentes na grande rede. Estas reflexões são direcionadas a pessoas que desejam mais algumas orientações em como se proteger desses perigos.

No mundo real existem mais de 6 bilhões de pessoas, nos 5 continentes. Cada uma tem sua própria visão do mundo, com seus anséios, seus próprios valores (ética, honestidade, etc.). Existe também uma grande variedade de enfermidades e de virus que podem ser transmitidos por diversas maneiras e fazer diversos graus de danos. Quanto mais cedo são detectados, mais cedo podem ser controlados e menos danos poderão fazer. A deteção precoce auxilia na sua eliminação.

No mundo virtual, as coisas são bastante semelhantes às do mundo real. Existem milhoes de computadores ligados em rede. Isso favorece a proliferação de virus. Existem milhões de usuários: cada um com seu nível de conhecimento, precauções, ética, etc.

No mundo real existe a AIDS. Existem várias maneiras de evitar de pegar o virus do HIV. O ministério da saúde gasta muito dinheiro nas propagandas e orientações dizendo que para se previnir, use camisinha. A minha orientação vai mais além: se és solteiro, aguarde o casamento. Se és casado, não pule a cerca.

No mundo virtual o paralelo é esse: Evite sites duvidosos. Visite apenas sites de boa reputação. E mantenha sempre o anti-virus atualizado. Nunca clique em um arquivo atachado em um email de quem você não conhece. Se voce conhece o remetente, certifique-se que realmente foi enviado por ele, e de que se trata o atachado. Se o atachado tiver extensão de EXE, SCR, COM, ou qualquer outra extensão executável, não abra.

Se possível, mantenha também o seu computador atualizado com as versões mais novas dos programas. Na dúvida, não ultrapasse.

Pode parecer estranho, mas no mundo real pode ter alguem no seu setor de trabalho tentando lhe derrubar. Tentando conseguir uma promoção tomando o seu lugar. Bem, no mundo virtual tem pessoas que nem lhe conhecem, mas querem derrubar seu computador. Em algums casos querem até instalar um programa em seu computador que possa enviar para eles as suas senhas (senhas de emails, senhas de contas bancárias, etc.). Se você clicar em um programa desses e depois digitar suas informações pessoais, poderá estar colocando sua conta bancária em risco, ou até pior, colocando até a própria vida em risco.

Na vida real voce tem medo de passar em certos bairros em certos horários. Na rede também, você deve evitar passar em sites duvidosos, pois podem oferecer perigos reais. "É melhor (e muito mais fácil) previnir, do que remediar!"