segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Redirecionamentos

Existem vários tipos de redirecionamentos e várias aplicações de redirecionamento.

Um tipo de redirecionamento é utilizado quando o link começa a ficar grande demais, e fica quebrado quando é enviado por email. Nestes casos o serviço oferecido pelo TINYurl é o mais indicado. Voce copia o link inteiro no campo oferecido, e o serviço lhe devolve um link pequeno de redirecionamento, que nunca expira.

Outro tipo de redirecionamento é interessante quando voce tem um site que pode mudar de provedor com frequência. Se faz um cadastro no CJB.NET e coloca o endereço atual do seu link. Cada vêz que mudar de provedor, atualiza-se o link no cadastro do CJB.NET para continuar apontando para o seu site. Basta divulgar o seusite.cjb.net e mantê-lo sempre atualizado, e todos os seus clientes podem lhe achar, independente do seu provedor real.

Se voce tiver um IP dinâmico oferecido pelo seu provedor, e você quer apontar para sua máquina pelo nome, utilize o serviço do DYNDNS, que oferece um serviço de DNS dinâmico. Toda vez que o seu provedor mudar o seu IP, voce atualiza esse IP no serviço do DYNDNS para continuar apontando para o seu site. Existem vários programas aplicativos que poderão ser utilizados para atualizarem automaticamente o IP toda vêz que for modificado pelo provedor.

Se o seu provedor bloqueia a porta 80 (porta WWW) pode ser utilizado um redirecionador de portas, tipo WEBHOP. Este serviço redireciona o serviço web da porta 80 para uma porta que voce especificar, que não seja bloqueado pelo seu provedor. Assim basta colocar seu servidor WWW para escutar nesta porta que você especificou, ou usar o seu roteador/firewall para remapear de volta para a porta 80.

Se o seu provedor bloqueia a porta 25 (email) pode utilizar o serviço de MAILHOP RELAY para reenviar o seu email ao seu servidor em outra porta. Infelizmente este serviço é pago.

Veja também o que escreví sobre IP Dinâmico