sábado, 27 de outubro de 2007

Organização de Dados

O computador tem facilitado bastante a vida dos seres humanos, ajudando-os a guardar muitas informações. Mas essa informação não serve de nada, se não estiver acessível.

Na Internet existem vários serviços de busca que auxiliam na procura das informações espalhadas nos diversos servidores. No computador pessoal também existem algumas ferramentas que podem ajudar encontrar as informações nele guardados.

Mas também os usuários podem organizar os dados no computador para facilitar encontrar as informações. Imagine um professor que ensina em diversas escolas. Ele pode criar pastas (diretórios) para cada escola e colocar as informações em baixo da escola apropriada. Também se ele ministra mais de uma matéria, pode criar uma pasta para cada disciplina. Pode também criar uma pasta para cada ano (ou semestre) letivo.

Supomos um advogador tem um PC e quer colocar os processos de seus clientes em pastas separadas. Pode criar uma pasta para cada cliente. Dentro da pasta do cliente pode criar sub-pastas para cada processo daquele cliente. Se um determinado cliente tiver muitos processos, pode também classificá-los por ano, ou por tipo de processo.

No sistema Windows XP, o editor de texto (Word) cria automaticamente uma pasta chamada "Meus Documentos" (My Documents) e espera encontrar os documentos do usuário dentro desta pasta. O usuário esperto cria sub-pastas dentro desta pasta para dar uma organização em seus arquivos. E se for necessário, cria outras sub-pastas dentro das sub-pastas principais.

Obviamente cada usuário vai ter necessidades peculiares ao seu tipo de trabalho, e ao tipo de arquivos que deseja salvar no computador.

Outra vantagem de colocar todos os dados dos usuários na pasta e sub-pastas de "Meus Documentos" é a facilidade de backup dos dados.

Vamos nos organizar para usar o computador mais inteligentemente, e facilitar encontrar os dados nele contidos.