sábado, 27 de outubro de 2007

Orçamento Familiar

Em meu último post mencionei que os financeiramente estruturados fazem um orçamento e conseguem seguir esse orçamento. Aqui vou listar algums itens que devem compor um orçamento básico:

  1. Contribuições religiosas (dízimos e ofertas)
  2. Alimentação (refeições, lanches)
  3. Moradia (prestação da casa própria, IPTU, alugueis, taxas condominiais)
  4. Educação (mensalidades escolares, livros, apostilas)
  5. Transporte (passes escolares, combustíveis, prestação e manutençaõ do carro, emplacamento)
  6. Vestuário (fardamentos, roupas para casa e para sair)
  7. Comunicação (telefonia, Internet, correios)
  8. Impostos
  9. Seguros (carro, casa, vida)
  10. Itens pessoais
  11. Poupança

Somando todas as despesas básicas, o total deve ser menor que os rendimentos mensais, para colocar cerca de 10% em poupança, ou outros investimentos seguros. A porcentágem de cada item pode variar com a faixa de renda e os anseios do indivíduo. O valor poupado pode ser maior se está antecipando uma compra grande tipo carro, casa, apto, etc.

Um iniciante pode demorar uns dois ou tres meses para equilibrar o orçamento, ajustando os valores um pouco a cada mês. Se possível, sugiro colocar em uma planilha todos os gastos do primeiro mês, para servir de previsão para o segundo mês. Sempre deve ser ajustado para ter uma sobra para o dia de amanhã, já que o futuro a Deus pertence.

Os que reconhecem a existência de Deus, e sabem que tudo vem de Deus, sabem que devem devolver para a obra de Deus uma parte do que Ele nos confiou. Por isso coloquei como o primeiro item a questão dos dízimos e ofertas para a comunidade religiosa a que você pertence.

Os que não reconhecem que existe um Deus todo poderoso nos céus deveriam ler os meus posts anteriores: Eu Creio, Nem Tudo é Relativo..., e Peregrinos.