quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Papel da Univesidade Brasileira

Já tenho vários anos de ensino na UFPB e UFCG. Já sobrevivi a várias greves de professores, de funcionários e até de alunos. Em diversas greves de funcionários, foi discutida a questão do Restaurante Universitário (RU). Isso me leva a pensar no papel da Universidade Brasileira.

Alguns alegam que a Universidade tem por obrigação manter o RU funcionando, para que os alunos possam se alimentar, para poder então estudar. Eu me pergunto: Será que os alunos precisam apenas de alimento? Será que não precisam de transporte? Será que não precisam de vestimentas? Será que não precisam de moradia?

Mas também me questiono: Será que o papel da Universidade é de providenciar tudo isso ao aluno necessitado. Será que agora a Universidade vai ter que dar sapato (ou tenis) para os alunos poderem se calçarem, para vir a áula? Será este o papel da Universidade?

Não estou dizendo que o aluno não precise destas coisas, estou apenas dizendo que acho que não é papel da Universidade providenciar isso.

Eu tenho a impressão que o papel da Universidade é educar, ou seja: ter um quadro de professores capacitados a passar informações para aqueles que desejam aprender.

No meu entender, o papel da Universidade é ensinar ao aluno como aprender. Se o aluno aprender a aprender, com certeza não será um profissional obsoleto. Mas se o aluno não aprender a aprender e apenas decorar ou memorizar o suficiente para passar nas provas e copiar os trabalhos, será um profissional obsoleto antes mesmo de se formar da Universidade.