quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Nem Tudo é Relativo...

Hoje em dia muitas pessoas dizem que tudo é relativo. Tudo depende do ponto de vista do observador.

Há quem pergunte: hoje existe segurança? Em casa? No trabalho? No banco? Na loja? no shopping? A segurança com certeza é relativa, e é muito falha. Existem coisas que podem aumentar a nossa segurança, mas mesmo assim continua muito relativa.

O tempo hoje parece muito relativo. Um segundo é muito tempo? Depende. Para um atleta pode parecer uma infinidade. A diferença entre ganhar ou perder. Para quem está alegre, gozando da vida, um segundo passa rápido demais. Até uma tarde inteira passa tão rapidamente.

O amor das pessoas hoje também, em muitas ocasiões parece muito relativo. Se me beneficiar, ou me der alegria ou prazer eu quero. Se for para me sacrificar, tomar posição, passar dificuldades, então não me enteressa. Num mundo em que os relacionamentos tem sido tão banalizados, poucos sabem o que é realmente o amor.

O que é certo ou errado. Depende da ocasião. Depende quem está fazendo, o que, aonde. Pode ou não pode? Depende quem está olhando, quem está por perto.

Mas as coisas para Deus nunca foram relativas. Ele determinou o que é certo e errado, e Ele não muda, nunca mudará. Quando lembramos que iremos prestar contas a Ele, e que Ele exige de nós a mesma coisa que exigia de nossos pais, de nossos avós, devemos pensar duas (ou até tres) vezes antes de cometermos algum pecado contra Ele.

Deus quer que sejamos pessoas honestas, bondosas, graciosas, prestadoras. Será que temos tentado relativizar nosso relacionamento com Deus, e com nosso semelhante? Ou será que temos nos esforçado para sermos dígnos de sermos chamados cristãos, ou seja, semelhantes a Cristo?

Versículo para meditar: "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico 20:7)