sábado, 27 de outubro de 2007

DNS - Servidores de Nomes de Domínios

O que significa DNS?

Vamos iniciar dizendo que toda maquina ligada à uma rede tem que ter uma identificação, independente do tipo de rede a que está sendo ligada. Caso contrário, como encontrar a maquina, entre as diversas maquinas existentes na rede.

No caso específico da Internet, cada interface de rede de cada maquina recebe pelo menos duas identificações: endereço MAC e endereço IP.

As placas de rede são identificadas individualmente atravéz de seu endereço MAC (MAC address, ou Media Access Control address). O MAC address é constituido por um conjunto de 6 números, cada número pode variar de 0 a 254 (00 até FF em hexadecimal).

Também, na Internet, a cada interface de rede é atribuido um IP. No formato IPv4, são 4 números que variam de 0 a 254, separados por ponto. Um formato novo (Dezembro de 1998 ) que vai aumentar de uso é o IPv6, já que permite um número bem maior de maquinas ligadas na rede.

Dito tudo isso, ainda não falamos sobre o DNS. Bem, cada máquina é identificada por um número, ou IP, mas isso não é muito intuitivo para os humanos. Por isso foi criado um serviço que permite colocar nomes nas maquinas e, a partir do nome, encontrar o IP da maquina. O sistema DNS é responsável por essa tradução entre nomes e IPs. Pode ser imaginado como um imenso banco de dados distribuido pelo mundo todo, contendo os nomes e os números das diversas máquinas da Internet.

Podemos solicitar ao Servidor de Nomes de Domínio a tradução de um nome para um IP, ou de um IP para um nome. No seu navegador, essa tradução é feita de uma forma transparente. Você digita o nome do site que você quer visitar, e o navegador traduz o nome para o IP, e solicita as informações daquele IP.