segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Auto Escola nos EE.UU.

Tive a oportunidade de fazer o curso de auto escola nos Estados Unidos na década de 1970. Foi interessante conhecer alguns dos conceitos que passaram para os alunos. Vou tentar listar alguns dos que ainda me lembro.
  • Regule a sua velocidade para ir junto com o fluxo. Se for rápido demais pode bater no veículo de frente. Se for lento demais pode ser que outro bata na sua traseira.
  • Qualquer mudança que pretendes fazer, em relação ao fluxo normal, deverá ser sinalizado, para que os outros motoristas possam entender a sua intenção.
  • Quando for entrar no transito, espere o momento para não atrapalhar quem já está em andamento. Não obrigue o outro veículo a acelerar ou a frear por que você está entrando no fluxo.
  • Se for dobrar à esquerda, espere na faixa da esquerda (se tiver mais de uma faixa) com as rodas direcionadas para frente. Se tiver algum acidente e alguém lhe bater por trás, você será impulsionado para frente numa pista vazia. Se estiver com as rodas viradas para a esquerda, será impulsionado para cruzar a faixa da esquerda que está com transito e a batida será maior.
Uma coisa que meu pai me ensinou a respeito do transito, é que deve-se olhar para frente, lá na frente. Assim você vê se tem algum semáforo que vai abrir, ou fechar, e pode ajustar sua velocidade de acordo. Também pode ver se o fluxo está normal na sua pista. Caso contrário, terá tempo suficiente para mudar de pista.

Uma outra coisa que observei nos semáforos é que em horário de pouco movimento, muitos sinais ficam piscando. A via principal pisca o amarelo e a secundária pisca vermelho. Isso indica que na via principal deve-se cruzar com cautela, e que na via secundária deve-se cruzar só depois de parar e verificar se está livre. Aqui no Brasil quando piscam, piscam tudo amarelo e fica difícil descobrir qual a principal e qual a secundária.